Nem tão perto, nem tão longe. Alzheimer uma conversa necessária…

Falar sobre Alzheimer, em Portugal e na Europa, é algo imperioso. Reconhecidamente somos uma população envelhecida, em declínio, como consequência de uma expectativa de vida cada vez mais elevada. Assim, possivelmente, boa parte da nossa comunidade poderá vir a enfrentar o Alzheimer.

A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras).

Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida diária.

Existem dois tipos diferentes de Doença de Alzheimer:

A Doença de Alzheimer esporádica pode afetar adultos de qualquer idade, mas ocorre habitualmente após os 65 anos. Esta é a forma mais comum de Doença de Alzheimer e afeta pessoas que podem ter ou não, antecedentes familiares da doença.

A Doença de Alzheimer Familiar é uma forma menos comum, na qual a doença é transmitida de uma geração para outra. Se um dos progenitores tem um gene mutado, cada filho terá 50% de probabilidade de herdá-lo.

Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer

Atenta a essa conjuntura a ECG, CRL decidiu dar o seu contributo no cuidado ao doente de Alzheimer através de recolha e divulgação de informações e, no futuro, parcerias e/ou projetos que acolham, ofertem cuidados que garantam empatia com essa população que não pode ficar invisível na nossa comunidade.

Temos, aliás, já em atividade um grupo de trabalho que tem vindo a adaptar o nosso projeto habitacional dos Aldeamentos Sustentáveis e Cooperativos a uma população beneficiária mais sénior.

As caracterísiticas do nosso Projeto ASC

  • com habitações térreas construídas em madeira garantindo elevados níveis de qualidade do ar interior, conforto térmico, acústico e integradas em condomínio de aldeia com circulação segura e condicionada aos seus habitantes,
  • o contacto direto e permanente com a natureza pela fruição do espaço verde circundante, com possibilidade acrescida de cultivo de vegetais nas hortas disponibilizadas a cada cooperador/família

enquadram-se perfeitamente no conceito de “ambiente tranquilo e relaxante” que, segundo a Associação Alzheimer, deverá ser assegurado à pessoa com demência.

Se desejares oferecer o teu contributo poderás inscrever-te no endereço https://ecgcoop.org/candidatura-para-integrar-grupo-de-trabalho/ com o objetivo de vires a integrar o acima referido Grupo de Trabalho.

Encontrarás maiores informações nos links abaixo:

https://alzheimerportugal.org

https://www.saudebemestar.pt/pt/medicina/neurologia/doenca-de-alzheimer/

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.