A saúde mental e a pandemia de Covid-19

Tradução automática (via Google) do artigo original publicado em inglês no The New England Journal of Medicine:

“Prognósticos incertos, iminente escassez severa de recursos para testes e tratamento e para proteger os profissionais de saúde e profissionais de saúde contra infecções, imposição de medidas de saúde pública desconhecidas que infringem as liberdades pessoais, grandes e crescentes perdas financeiras e mensagens conflitantes das autoridades estão entre as principais estressores que, sem dúvida, contribuirão para o sofrimento emocional generalizado e aumento do risco de doenças psiquiátricas associadas ao Covid-19. Os prestadores de cuidados de saúde têm um papel importante ao abordar esses resultados emocionais como parte da resposta à pandemia.

Emergências de saúde pública podem afetar a saúde, segurança e bem-estar de ambos os indivíduos (causando, por exemplo, insegurança, confusão, isolamento emocional e estigma) e comunidades (devido a perdas econômicas, fechamentos de trabalho e escolas, recursos inadequados para assistência médica resposta e distribuição deficiente das necessidades). Esses efeitos podem se traduzir em uma série de reações emocionais (como sofrimento ou condições psiquiátricas), comportamentos não saudáveis ​​(como uso excessivo de substâncias) e não conformidade com as diretrizes de saúde pública (como confinamento domiciliar e vacinação) em pessoas que contraem a doença e na população em geral. Uma extensa pesquisa em saúde mental em desastres estabeleceu que o sofrimento emocional é onipresente nas populações afetadas – uma descoberta que certamente será repetida nas populações afetadas pela pandemia de Covid-19.

Após os desastres, a maioria das pessoas é resiliente e não sucumbe à psicopatologia. Na verdade, algumas pessoas encontram novos pontos fortes. No entanto, em desastres naturais “convencionais”, acidentes tecnológicos e atos intencionais de destruição em massa, a principal preocupação é o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) decorrente da exposição ao trauma. Condições médicas de causas naturais, como infecção viral com risco de vida, não atendem aos critérios atuais de trauma necessários para o diagnóstico de PTSD, 1 mas outras psicopatologias, como transtornos depressivos e de ansiedade, podem ocorrer.

Alguns grupos podem ser mais vulneráveis ​​do que outros aos efeitos psicossociais das pandemias. Em particular, as pessoas que contraem a doença, aqueles em alto risco (incluindo idosos, pessoas com função imunológica comprometida e aqueles que vivem ou recebem cuidados em ambientes congregados) e pessoas com problemas médicos, psiquiátricos ou de uso de substâncias preexistentes são com risco aumentado de resultados psicossociais adversos. Os prestadores de cuidados de saúde também são particularmente vulneráveis ​​a problemas emocionais na pandemia atual, devido ao risco de exposição ao vírus, preocupação em infectar e cuidar de seus entes queridos, falta de equipamento de proteção individual (EPI), horas de trabalho mais longas e envolvimento em decisões de alocação de recursos emocional e eticamente carregadas. Esforços de prevenção, como rastreamento de problemas de saúde mental.

Além do estresse inerente à própria doença, as diretivas de confinamento domiciliar em massa (incluindo ordens de permanência em casa, quarentena e isolamento) são novas para os americanos e aumentam a preocupação sobre como as pessoas irão reagir individual e coletivamente. Uma revisão recente das sequelas psicológicas em amostras de pessoas em quarentena e de profissionais de saúde pode ser instrutiva; revelou vários resultados emocionais, incluindo estresse, depressão, irritabilidade, insônia, medo, confusão, raiva, frustração, tédio e estigma associado à quarentena, alguns dos quais persistiram depois que a quarentena foi suspensa. Os estressores específicos incluíam maior duração do confinamento, suprimentos inadequados, dificuldade em obter cuidados médicos e medicamentos e perdas financeiras resultantes. 2Na atual pandemia, o confinamento domiciliar de grandes faixas da população por períodos indefinidos, as diferenças entre as ordens de permanência em casa emitidas por várias jurisdições e as mensagens conflitantes do governo e das autoridades de saúde pública provavelmente intensificarão o sofrimento. Um estudo realizado em comunidades afetadas pela síndrome respiratória aguda grave (SARS) no início de 2000 revelou que, embora os membros da comunidade, indivíduos afetados e profissionais de saúde estivessem motivados a cumprir a quarentena para reduzir o risco de infectar outras pessoas e proteger a saúde da comunidade , a angústia emocional levou alguns a considerar a violação de suas ordens.

As oportunidades de monitorar as necessidades psicossociais e fornecer apoio durante os encontros diretos com o paciente na prática clínica são muito reduzidas nesta crise pelo confinamento domiciliar em larga escala. Os serviços psicossociais, cada vez mais prestados em ambientes de atenção primária, estão sendo oferecidos por meio da telemedicina. No contexto da Covid-19, a avaliação psicossocial e o monitoramento devem incluir consultas sobre estressores relacionados à Covid-19 (como exposição a fontes infectadas, membros da família infectados, perda de entes queridos e distanciamento físico), adversidades secundárias (perda econômica, por exemplo), efeitos psicossociais (como depressão, ansiedade, preocupações psicossomáticas, insônia, aumento do uso de substâncias e violência doméstica) e indicadores de vulnerabilidade (como condições físicas ou psicológicas preexistentes). Alguns pacientes precisarão de encaminhamento para avaliação e cuidados formais de saúde mental, enquanto outros podem se beneficiar de intervenções de apoio destinadas a promover o bem-estar e melhorar o enfrentamento (como psicoeducação ou técnicas cognitivo-comportamentais). À luz da crescente crise econômica e das inúmeras incertezas em torno desta pandemia, a ideação suicida pode surgir e exigir consulta imediata com um profissional de saúde mental ou encaminhamento para possível hospitalização psiquiátrica de emergência.

Na extremidade mais branda do espectro psicossocial, muitas das experiências dos pacientes, familiares e do público podem ser normalizadas de forma adequada, fornecendo informações sobre as reações usuais a este tipo de estresse e apontando que as pessoas podem e realmente administram mesmo no no meio de circunstâncias terríveis. Os prestadores de cuidados de saúde podem oferecer sugestões para gerenciamento e enfrentamento do estresse (como atividades de estruturação e manutenção de rotinas), vincular os pacientes a serviços sociais e de saúde mental e aconselhar os pacientes a buscar assistência profissional de saúde mental quando necessário. Visto que as reportagens da mídia podem ser emocionalmente perturbadoras, o contato com notícias relacionadas à pandemia deve ser monitorado e limitado. Como os pais geralmente subestimam o sofrimento dos filhos, discussões abertas devem ser incentivadas para abordar as reações e preocupações das crianças.

Quanto aos próprios profissionais de saúde, a nova natureza do SARS-CoV-2, testes inadequados, opções de tratamento limitadas, EPI e outros suprimentos médicos insuficientes, cargas de trabalho estendidas e outras preocupações emergentes são fontes de estresse e têm o potencial de sobrecarregar os sistemas. O autocuidado para profissionais de saúde, incluindo profissionais de saúde mental, envolve ser informado sobre a doença e os riscos, monitorar as próprias reações de estresse e buscar assistência adequada com responsabilidades e preocupações pessoais e profissionais – incluindo intervenção profissional de saúde mental, se indicada. Os sistemas de saúde precisarão abordar o estresse sobre os provedores individuais e sobre as operações gerais, monitorando as reações e o desempenho, alterando atribuições e horários, modificando as expectativas.

Dado que a maioria dos casos de Covid-19 será identificada e tratada em estabelecimentos de saúde por trabalhadores com pouco ou nenhum treinamento em saúde mental, é imperativo que a avaliação e intervenção para preocupações psicossociais sejam administradas nesses ambientes. Idealmente, a integração das considerações de saúde mental no cuidado da Covid-19 será abordada no nível organizacional por meio do planejamento estadual e local; mecanismos para identificar, encaminhar e tratar consequências psicossociais graves; e assegurar a capacidade de consultar especialistas.

Educação e treinamento sobre questões psicossociais devem ser fornecidos aos líderes do sistema de saúde, socorristas e profissionais de saúde. As comunidades de saúde mental e gestão de emergências devem trabalhar juntas para identificar, desenvolver e disseminar recursos baseados em evidências relacionados à saúde mental em desastres, triagem e encaminhamento de saúde mental, necessidades de populações especiais e notificação de óbito e atenção ao luto. Os esforços de comunicação de risco devem antecipar as complexidades das questões emergentes, como diretrizes de prevenção, disponibilidade e aceitabilidade da vacina e intervenções baseadas em evidências relevantes para pandemias e devem abordar uma série de questões psicossociais. Os profissionais de saúde mental podem ajudar a criar mensagens a serem transmitidas por líderes confiáveis.

A pandemia Covid-19 tem implicações alarmantes para a saúde individual e coletiva e para o funcionamento emocional e social. Além de fornecer assistência médica, os provedores de assistência médica já sobrecarregados têm um papel importante no monitoramento das necessidades psicossociais e no fornecimento de apoio psicossocial a seus pacientes, profissionais de saúde e ao público – atividades que devem ser integradas à assistência médica geral para pandemia.”

Os formulários de divulgação fornecidos pelos autores estão disponíveis em NEJM.org.

Este artigo foi publicado originalmente em 13 de abril de 2020, em NEJM.org.

https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp2008017

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.