Aldeamentos Sustentáveis e Cooperativos

A imagem mostra o que consideramos ser um projeto habitacional inovador, onde a simplicidade do design e a sustentabilidade se encontram para criar um espaço comunitário único.

As moradias, com telhados planos, preparadas para receber paineis de produção de energia fotovoltaica e linhas arquitetónicas modernas, estão dispostas em torno de um espaço central dedicado a hortas comunitárias.

Este coração verde simboliza o espírito do Projeto ASC – Aldeamentos Sustentáveis e Cooperativos: um local onde pessoas, terra e comunidade se interconectam em total harmonia.

Na verdade, Maria e Manuel, um casal com uma visão partilhada de um futuro mais sustentável e colaborativo, foram os primeiros a abraçar o sonho do Projeto ASC. Para eles, a ideia de viver num espaço onde a comunidade fosse o alicerce de tudo era irresistível.

Quando viram o projeto pela primeira vez, com as moradias bem integradas na paisagem e o amplo espaço central dedicado a hortas, souberam imediatamente que este seria o lugar onde construiriam um novo capítulo das suas vidas.

Com o passar dos meses, o terreno vazio transformar-se-á, no limite até 31 de março de 2026, num vibrante aldeamento cooperativo.

Cada família assumirá a responsabilidade de cultivar uma parcela na horta comunitária, onde crescerão legumes frescos, ervas aromáticas e até flores. Maria já decidiu dedicar-se às suas plantas aromáticas, enquanto Manuel cuidará de uma pequena plantação de tomate e alfaces sendo que, para eles, a verdadeira magia das hortas será a oportunidade de melhor conhecer os futuros vizinhos, trocar ideias e partilhar colheitas.

Casa modelo Quinta da Quebrada

Projeto ASC é muito mais do que um conjunto de moradias com telhados planos e design funcional. É um exemplo vivo de como a união entre pessoas pode transformar um espaço habitacional num verdadeiro lar comunitário.

Graças à visão e dedicação de Maria, Manuel e todos os cooperadores, este aldeamento é um símbolo de esperança para aqueles que acreditam num futuro mais sustentável e solidário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.