NEB – A sigla de um fantástico projeto europeu

NEB é a sigla de New European Bauhaus. Um projeto europeu que tem a chancela e o apoio fervoroso da atual presidente da Comissão Europeia, senhora Ursula Von der Leyen.

A Staatliches Bauhaus, conhecida como Bauhaus, foi uma escola de arte inovadora na Alemanha tendo sido uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado de Modernismo no design e na arquitetura.

O New European Bauhaus é um movimento que pretende ser uma ponte entre o mundo da ciência e tecnologia e o mundo da arte e da cultura.

Quero que o instrumento NextGenerationEU dê o pontapé de saída para uma vaga de renovação europeia e torne a nossa União líder da economia circular. Mas este não é apenas um projeto ambiental ou económico: tem de ser um novo projeto cultural para a Europa.

– Ursula Von der Leyen

No sítio web oficial da União Europeia é referido que:

O novo Bauhaus europeu é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que proporciona um espaço de encontro para conceber futuros modos de vida, situada na encruzilhada entre a arte, a cultura, a inclusão social, a ciência e a tecnologia, que visa aproximar o Pacto Ecológico dos sítios onde vivemos e mobilizar um esforço coletivo para imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e belo para a nossa mente e a nossa alma.

Por belo entendemos espaços inclusivos e acessíveis, onde o diálogo entre culturas, disciplinas, géneros e idades diferentes seja uma oportunidade para imaginar um lugar melhor para todos. Significa também uma economia mais inclusiva, caracterizada pela distribuição da riqueza e pela acessibilidade dos espaços.

Por belo entendemos também soluções sustentáveis, que promovam um diálogo entre o ambiente construído e os ecossistemas do planeta. Significa adotar abordagens regenerativas, inspiradas nos ciclos naturais, que reconstituam os recursos e protejam a biodiversidade.

Por belo entendemos ainda experiências enriquecedoras, que respondam às necessidades que vão além da nossa dimensão material, inspiradas na criatividade, na arte e na cultura. Significa valorizar a diversidade como uma oportunidade de aprender uns com os outros.

A nossa cooperativa ECG antecipou, em 2019, os objetivos desta iniciativa europeia ao lançar o projeto habitacional ASC (Aldeamentos Sustentáveis e Cooperativos) que integra, plenamente, os superiores valores e objetivos defendidos no New European Bauhaus.

E, este facto, obviamente, deixa-nos muito orgulhosos com a nossa capacidade de inovação e o trabalho de investigação e desenvolvimento entretanto desenvolvido por tantos dos nossos cooperadores.

Bem vindos a um novo e bem mais sustentável futuro!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.